Já pensou que curso de Faculdade você vai fazer?

22:55

É uma questão importante na vida de um adolescente. Escolher um curso e uma profissão é algo marcante. Tem gente que já sabe o que quer, mas tem gente indecisa também. Enfim, esse post vai servir para te ajudar a pensar em um curso que tem a ver com você e também vai te ajudar a saber se você fez a escolha certa. Clique em Continue Lendo pra ver o post todo.


Comece vendo o que você não curte e o que curte
Descarte aquelas opções de curso que não tem nada a ver com você ou que você simplesmente não gosta. Anote algumas profissões que você acha interessante e teria vontade de exercer. Fica mais fácil assim.

Veja suas habilidades...

- Na Escola
Nunca fui boa com números.
Veja em quais matérias você se dá melhor. Você gosta de exatas ou humanas? Em que você não se sai muito bem? Matérias escolas podem te orientar.
- Fora da Escola
Leve em conta suas personalidades, seus gostos e até mesmo seu hobby. É blogueira e gosta de escrever? Curte fotografia? Curte moda? Acha legal salvar a vida das pessoas? Gosta de maquiagem? Pratica algum esporte? Preste atenção no que você sabe fazer melhor e foque nisso.

Não siga modinhas
E nem vá agir por impulso. Fazer aquele curso que todo mundo está fazendo pode ser um furada! E não seja fútil: Fazer curso de moda (por exemplo) só por causa do glamour e de Gossip Girl não te leva a lugar nenhum. Moda (ou qualquer outro curso) ficou pra quem realmente curte o tema e desenvolve habilidades ao invés de ficar se derretendo por tal roupa bonitinha.

Tenha mais de uma opção de curso
Sem desespero, girl!
Além de seu curso favorito, tenha outras opções parecidas. Ter um plano B, C, D (...) é importante caso você queria mudar de ideia. Sempre bom ter uma carta a mais na manga, né?

Pesquise sobre sua futura profissão
É totalmente necessário conhecer bem para não se arrepender depois. Isso é para todo mundo: quem já decidiu o que vai fazer e quem ainda está na dúvida. Visite, se puder, faculdades, pesquise sobre os cursos na internet, converse com que já fez, leia matérias. Se informe bastante. 

Orientação Vocacional 
Damon, você resolveu virar professor agora?
Converse com seus professores. Várias escolas disponibilizam esse serviço, que te ajuda a escolher o curso de acordo com a sua personalidade. Tente fazer, essa é uma boa ideia para todo jovem, principalmente quem não sabe o que fazer e está meio desorientado. Se informe na sua escola.

Mais dicas: 
.Converse com seus pais e professores. 
.Faça uma escolha séria 
.Não desanime. Batalhe pelo que deseja de um jeito honesto. 
.Você pode mudar de ideia se o curso não estiver te agradando.
- LINKS ÚTEIS: AQUI; AQUI, AQUI.

Gostaram? Já escolhi meu curso (jornalismo). E vocês? Você já faz faculdade? Está gostando? Contem tudo nos comentários!

You Might Also Like

17 comentários

  1. Adorei as dicas!
    Eu era muito indecisa em relação a isso, e já quis fazer direito porque todo mundo da minha classe queria fazer também... Mas, enfim, descobri o Jornalismo como sendo o que irei cursar :)

    Beijos,
    http://blogdacamila-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já passei dessa fase, aliás, ano que vem estou me formando no curso que eu sempre quis fazer: Jornalismo! E se quer saber, não me vejo fazendo outra coisa. Mas acho que todas as tuas dicas são super válidas pra quem vai prestar vestibular daqui a pouco tempo, afinal, a profissão que a gente vai escolher pra vida é super importante.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  3. Esse post vai ajudar muuita gente. rsrs. Bom, eu estou no último ano do curso técnico de enfermagem e esse é o ano de vestibular. Minha primeira opção pra faculdade é Enfermagem, depois psicologia e minha última opção é biomedicina. Vou tentar escolher e pensar muito bem durante esse ano. Eu acho o guia do estudante incrível, rsrs.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  4. Mesmo querendo muuuito jornalismo, tenho dúvidas em história e letras, mas nada que fuja de exatas, Mah!

    http://shake-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Assim como você vou fazer jornalismo,não passei esse ano na faculdade,tentarei na metade do ano novamente,ficarei fazendo cursinho enquanto isso rs
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou pensando em fazer psicologia ou veterinária!

    Bom fds! beijos
    Novos posts:
    http://maybe-i-smiled.blogspot.com.br/
    http://dicionario-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu nao escolhi o meu de certeza, mas já tenho uma idéia bem clara do que gosto e do que não gosto.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse ano começo meu técnico de eletrotecnia e vou fazer faculdade nas ufsc provavelmente e cursar Engenharia Elétrica e fazer projeto pro governo ashduhasuhdauhsa


    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito boa as dicas pra quem ainda está confuso com o seu futuro.
    Desde os cinco anos de idade já tinha em mente o que queria ser quando crescer: médica veterinária.
    Um sonho que vem se realizando já há um ano atrás (são 5 anos de faculdade)e mesmo que o caminho de 4 anos ainda pra percorrer seja arduo é o meu sonho!
    Quando se tem vocação e amor pelo que faz tudo fica mais fácil. ^^
    Lendo Por Aí #03
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Mah, dicas valiosíssimas para quem ainda está em dúvida!
    O que eu acho é que somos testados muito cedo para decidir uma carreira tão cedo!
    Eu por exemplo errei feio quando escolhi meu primeiro curso (que por acaso foi Moda).
    Eu nunca soube desenhar, mas sempre achei o máximo o ''dom'' de fazer roupas, pois minha avó é costureira, então eu meio que achava mágico ver ela trabalhando! Mas sabe, as vezes nós precisamos ser testados e errar (foi um erro que saiu um pouco caro, rs, confesso) fiz um mês e definitivamente eu vi que aquilo não era pra mim... Então no meio do ano eu fui fazer Publicidade e felizmente (mesmo não sendo muito hábil com desenho) foi algo que eu me encontrei. Claro que as vezes tinham matérias e professores que me desanimaram nesse meio tempo, mas nada que com força de vontade a gente não enfrente e vença, né?!

    Fico feliz com a sua escolha, eu adoro comunicação, apesar de ser um pouco tímida pessoalmente ;P
    Espero que dê tudo certo e que você goste bastante do curso!

    Grande beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Olá Mah, é... queria saber se você gostaria de fazer uma parceria comigo, também tenho um blog,(http://bombrildoce.blogspot.com.br/) e vou te linkar lá, se puder fazer o mesmo agradeço!

    ResponderExcluir
  12. Já estou na faculdade e realmente escolher o curso é uma coisa muito difícil! Passa um turbilhão de ideias na cabeça. Comecei fazendo Engenharia Química e não gostei e parei! Agora faço Administração e estou amando!

    beijos,
    lookfromheaven.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. eu já fiz vários testes vocacionais e parece não me ajudar. Amei suas dicas, acredita que ontem eu estava pensando exatamente sobre isso - sem mentira - !
    Com certeza vou seguir suas dicas, colocando elas em praticas agora ^^
    Obrigada.

    garotapassageira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie Mah é uma decisão bem difícil, uma responsabilidade até grande eu diria, eu tive sorte, sempre soube o que quis desde criança, mas mesmo muita gente não dando atenção, é fundamental a opinião dos pais, eles tem mais experiência que nós e dão uma super ajuda, às vezes achamos que eles estão errados, mas lá na frente vemos que eles sempre tiveram certos! beeijinhos amiga

    ResponderExcluir
  15. Eu não sei bem o que fazer, é complicado...

    Fiz um teste vocacional online, mas eu não gostei haha. Tipo: combino com as áreas da matemática. Eu odeio matemática.

    Adorei o post.

    Bjs, Raquel.

    morethanaworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Estou na faculdade de Química e AMO o que eu faço <3

    ResponderExcluir
  17. Estou entre duas Odontologia e Medicina,porém a minha paixão por Medicina está falando mais alto estou quase para escolher essa opção.Estou no 9º ano porém sei que não é fácil passar nessas duas faculdades por isso começo a me dedicar já e a fazer o ENEM por experiência pra ir pegando o jeito.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog, coloque o link!

Canal do blog

Participe da enquete

Inscreva-se no canal