6 Maiores Erros dos Blogueiros

16:57

Ninguém nasce sabendo como cuidar de um blog. Toda blogueira comete uns errinhos básicos que são perfeitamente perdoáveis, já que todo mundo aqui está aprendendo a se aperfeiçoar. Mas existem erros tensos, que nem sempre dá para levar numa boa. Pensando em alguns deslizes meio graves que vejo sempre, resolvi postá-los aqui para alertar a galera. Clique em Continue Lendo para ver o post todo.


1- Criar blog só pensando em dinheiro
Li um post sobre isso muito bom no Joven Club. Tem gente que só cria um blog pensando em fazer parcerias com lojas, ganhar coisas e dinheiro "fácil". Sinto dizer, mas não é assim que funciona. Você deve criar um blog para ter um espaço para compartilhar coisas legais com outras pessoas, para se divertir. O resto vem com naturalidade, com o tempo. Tem blogueira se dando muito bem, mas elas tiveram sorte, elas trabalham duro para isso e principalmente: a maioria que é bem sucedida não criou um blog com intenção de ficar rica e famosa.

2- Armar barraco e confusão
Você pode ser briguenta, odeia levar desaforo para casa, mas precisa aprender a se conter na blogosfera. Me estresso fácil na vida offline, às vezes falo coisas sem pensar, porém tento me controlar quando leio um comentário grosseiro de um anônimo ou quando vejo algum post meu sendo plagiado. Você precisa agir com educação ou simplesmente ignorar para não destruir sua imagem como blogueira.

3- Expor demais a própria vida
Gente, estamos na INTERNET! Um mundinho em que qualquer pessoa pode acessar, seja ela do bem ou mal-intencionada. Tem que ter cuidado com as informações que posta sobre si mesma, com fotos, com coisas pessoais. Não saia falando coisas muito particulares ou que possam te prejudicar no futuro. Tenha cuidado com as coisas que escreve e em quem confia. Isso serve não só na blogosfera, como em qualquer rede social.

4- Ficar muito neurótica com números
Amanda, do Conspirantes, falou sobre isso há um tempo e concordo totalmente com ela: você vai enlouquecer se ficar presa ao número de seguidores e comentários que seu blog tem! É legal ter um bom número de comentários, seguidores, curtidas e tudo mais, mas números são coisas relativas, podem mentir. Conforme eu li (e aprendi ao longo do meu tempo com blogs), tente se focar nos seus leitores fiéis, naqueles que nunca te abandonam.

5- Fazer resenha sobre produtos e não ser sincera
vish!
Ok, há muitos produtos que realmente são bons, que realmente valem uma indicação. PORÉÉÉM, algumas blogueiras se sentem na obrigação de achar tudo ótimo e perfeito, apenas porque ganharam. Gente, é muito importante falar a verdade! Imagina dizer que um xampu é milagroso, quando na verdade ele é uma porcaria? Aí uma leitora usa e o cabelo dela fica igual a uma vassoura, e ela resolve te xingar muito. Bom, nesse caso ela vai estar certa, você vai perder a credibilidade e no final, ferrou tudo. Portanto, só elogie o que, de fato, for legal.

6- Escrever mal
Princípio básico, regra básica para qualquer ser deste planeta que pretende escrever um texto. Estamos na internet, é normal existir umas gírias. O ideal é prestar atenção nas aulas de português, ler bastante e escrever de um jeito leve e sem erros. Não precisa (e nem deve) ser formal, mas precisa se ligar! Um post cheio de erros nem dá gosto de ler.

O que acharam? Tem mais erros graves, mas não consigo me lembrar de todos agora. Você tem mais algum para acrescentar na lista? Comenta dizendo tudo sua opinião! 

You Might Also Like

29 comentários

  1. Concordo contigo, tudo isso acima é verdade. E eu até posso cometer algum, mas juro que tento não cometer, principalmente o terceiro (eu falo demaaaaaaaaaais kkk u.u) mas enfim, amei o seu post, mesmo. ^-^

    uma-quase-perfeita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo que todos os pontos que você citou realmente são coisas com as quais se deve tomar cuidado, porém, penso que as piores coisas que se pode fazer é escrever muito mal (quando alguém faz erros muito grosseiros ou não tem a menor noção e abrevia tudo, não dá), e expor demais a vida, sem filtrar algumas coisas. É necessário saber dosar, pois depende do que você falar, futuramente pode se voltar contra você.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todos que você citou e o principal que mais vejo nos blogs, é a pessoa expor muito sua vida pessoal, eu acho isso muito errado. Internet é um mundo onde se encontra todo tipo de pessoa e expor a vida pessoal tanto assim corre um certo perigo.

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo de A a Z com as coisas que você citou, e no início, eu quase que cometo alguns desses erros, mas vi algumas dicas em blogs e me toquei.
      Eu ja acho que exponho um pouco de menos, to pensando em fazer posts mais pessoais, mas claro que com um limite e bom senso.
      Adorei a imagem do gatinho, euhrhuheuheu
      *ps. exclui o comentário anterior porque mandei o link errado do blog e.e*
      beijos e que Deus te abençoe o/
      likearocklikearoll.blogspot.com ♡

      Excluir
  5. Amiga concordo plenamente mais se você vai falar qualquer tipo
    de coisa leva um fora eu prefiro fica na minha. Mais o post esta excelente.
    tenha um domingo abençoado
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  6. realmente concordo com você! Principalmente com as abreviações de redes sociais, não dá aquela emoção, curiosidade e interesse.
    g01etilous.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Concordo com tudo e tem gente que conheço que cria blog só para imitar os 'outros', fica entrando de segundo em segundo para "aumentar" as visualizações do blog e ainda cria um monte de g-mail pra seguir e dizer que tem mais seguidores que você --_--' aff! Isso não é blogosfera!!

    Visita meu baby?
    Montada no Estilo | www.montadanoestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olha, acho que a pior coisa são os posts sem conteúdo. Pq eu sei como é estou com uma novata comigo, e é uma coisa q pesa. Se for um post bom a pessoa vai voltar mas vezes. Beeijos, Giovana.
    ABout Girls

    ResponderExcluir
  9. Acho péssimo os erros de ortografia haha'

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Concordo exatamente com tudo isto ai em cima... Falou tudo e.e

    Me and You | [WWW]

    ResponderExcluir
  11. Acho que esses são os princípios básicos heuhue, o que me irrita muito, que me ataca nos nervos são os erros de português e abreviações em posts, normal ter gírias como "cara" ou "mano" mas me irrita quando entro em um blog e tem escrito "vcs" "obg" e outra coisa que não gosto, são aqueles gifs piscantes (tipo do orkut, que te mandavam nos aniversários) chega a doer os olhos.

    sobela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Começar um blog pensando em dinheiro é '' furada''. É legal quando você fecha uma parceria, mas fazer o blog somente um meio para receber não é legal. Acho que também em questão de produtos/resenhas as blogueiras tem que serem sinceras, recentemente usei um kit de produtos para cabelos muito bom de uma parceria que fechei, porém na postagem eu falei que para mim o condicionador ficou pesado, o kit é bom mas o condicionador não deu tão certo e acho que esses pequenos detalhes tem que acompanhar uma resenha, não se pode dizer que é maravilhoso e pronto sendo que o produto possui algum defeito. Outra é gírias em blogs, acho que bom senso é bom também. Não curto blogs com cores ''berrantes'', gifs dançando na tela ou blogs com anúncios atrapalhando a leitura da postagem. Em fim Adorei essa postagem :)

    ♥Blog: Meu Eterno Inverno ♥
    ♥Página do blog, participe ♥

    ResponderExcluir
  13. O 4, 5 e 6 são os piores, produtos até que não me afetam porque eu não procuro por isso em blogs mas escrever mal dói meus olhos KKK e esse povo louco por números comenta no nosso blog assim:

    - legal!
    ai coloca aqui um texto enorme com o link de todas as redes sociais que existem pedindo pra você seguir.

    Isso me mata!

    ResponderExcluir
  14. Faz todo sentido, o tópico da resenha é o melhor hahahahahahah

    ResponderExcluir
  15. Concordo com tudo! Realmente as vezes uma escrita incorreta queima o blog...

    Beijos

    http://perigosasgarotas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Concordo em número e grau flor.
    O blog ficar no ar dá tanto trabalho não é? Ajeitar post, pesquisar coisas novas.
    Realmente pensar em fazer um blog querendo lucrar, não é muito legal. :(
    O maior erro que acho é não ser sincera sobre resenhas ou produtos como vc mesma citou no post. Acho ridículo! ¬¬'
    Adorei o post.
    Resenha #140 - De Repente Acontece- Susane Colasanti.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br/
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Verdade, além desses erros tem o famoso to seguindo,segue de volta.
    Quem bem soubesse não faria isso, seu blog pode até ser bom mas por
    você sair fazendo comentários assim nos blogs esses comentários acabam
    não sendo retribuídos.

    Tenha uma ótima semana!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  18. Você disse basicamente tudo, quando eu comecei eu nem sabia que isso dava dinheiro, e hoje em dia eu não penso muito nisso, eu gosto de ter blog, ele já faz parte de mim sabe? Ficar sismada com números e com a grana faz o blog ficar super chato, da pra saber quando a gente entra em um blog e vê que a pessoa não ta nem ai pros leitores e sim com os números.
    Blog: http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Por favor né gente, blog deve ser antes de tudo um hobby. Números são consequência do seu trabalho como blogueira, você não pode exigir alem da sua capacidade no inicio. Tudo que vira obrigação e preocupação acaba se tornando chato e cansativo.
    Tem post novo rolando lá no blog.
    http://makeupmaker.blogspot.com.br/2014/04/unha-estampa-lusitana-protector-nail.html


    Beijos Blog MakeUp Maker

    MakeUp Maker no Facebook

    MakeUp Maker no YOUTUBE

    @makeup_maker

    Instagram

    ResponderExcluir
  20. Esses são os erros principais,tem muitos outros que passam despercebido,mas concordo com tudo o que você falou..

    http://thisismylifeoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Para mim, o principal é o erro de ortografia. Certo que ninguém nasce sabendo, e o portugues na internet é mais estranho..."mais" "iscrever" "asim" "naum" da neah? kkk

    chuvasdioutono.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Concordo plenamente com você! Cometer esses erros não dá né, são terríveis. Adorei o post, ficou ótimo.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  23. Concordo com tudo e mais um pouco.

    Beijos, G.R ♥ (Uma semana de PAZ, para todos nós)
    http://gabriellyrosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu, há um tempo atrás, tinha neuras em relação aos números de seguidores, mas agora não ligo mais, realmente. Aprendi que o que importa não é a quantidade, mas sim as pessoas que acessam, leem ou comentam de verdade.

    Adorei esse post!

    Bjs, Raquel.

    morethanaworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Concordo muito com o que disse. E tem vários vários que passam desapercebido

    beijos
    http://ronyalbuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Concordo plenamente com você.

    Concorra a um kit de Silicon Mix, um kit de Crecepelo ou 30% de desconto na Silicomania Max: http://bit.ly/1gqiMFi

    ResponderExcluir
  27. Agora que estou pensando em tentar lucrar com o blog, porque esse nunca foi meu objetivo e na verdade ainda não è, gosto de trocar informações, e concordo com tudo!

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Adorei as dicas, concordo em tudo Mah, em relação a se expor, quem faz blog de look do dia é complicado isso ;) mas vejo que as blogueiras top são bem mais ousadas, kkk beijinhos amiga

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog, coloque o link!

Canal do blog

Participe da enquete

Inscreva-se no canal