E esse tal de anonimato

18:53

Tão legal poder falar o que quer sem precisar se identificar, não é? Ao mesmo tempo que vivemos num mundo onde a privacidade parece ter ido pro espaço, também vivemos num mundo em que o anonimato está liberado para qualquer um, seja um fulano do bem, seja um fulano do mal. Há alguns meses, um aplicativo chamado Secret causou o maior bafafá dentro e fora do mundo virtual, mas confesso que não fiquei tão surpresa com os efeitos dele. Diariamente, milhões de pessoas se submetem ao anonimato para falar o que querem. (clique em Ler Mais pra ver o post todo)
Penso que o modo "anônimo" serve apenas para satisfazer meu típico anseio humano de querer falar umas verdades bobas que ninguém se interessa em saber, mas que eu só queria colocá-las para fora de algum jeito. Já desisti de comentar temas polêmicos no blog por puro receio da repercussão que teria, mesmo que isso me rendesse um monte de cliques. E mesmo que a maioria de vocês não me conheça pessoalmente, sei que sabem meu nome e já viram minha cara.
O anonimato devia ser encarado como algo bom, como a chance de se declarar para o boy magia que você nunca tem coragem de dizer "Oi" ou falar ao mundo o que você realmente pensa sem medo de julgamentos. O problema é que muita gente extrapola os limites e usam isso para fazer comentários maldosos sobre alguém, espalhar mentiras e até praticar crimes. Aliás, difamação já é um crime. O anônimo não teria coragem de mostrar a cara depois de saber que pode se dar mal, né?
E, claro, não posso terminar sem antes mencionar os anônimos malas que comentam em blogs, saem blogosfera afora destilando um veneno que sinceramente, não vai servir para nada. Aos queridos anônimos que acham que vão mudar nossas vidas postando um "nossa, este blog é um lixo", aí vai um recado: isso não nos afeta em nada. Ou pelo menos, não deve. Se você tem consciência e se sente bem sendo quem você é, escrevendo o que você quer e fazendo o que você faz, não precisa dar moral para os comentários negativos dos anônimos (virtuais e reais). A tentação é grande, mas não precisa fazer barraco: simplesmente ignore (e apague) os comentários.
Para cada anônimo que não gosta de você, vão existir umas dez pessoas que te adoram de verdade.

O que você pensa sobre isso? Deixa sua opinião nos comentários.

Também pode te interessar

30 comentários

  1. Realmente, anonimato é, como muitas coisas dessa vida, uma faca de dois gumes. Tudo tem seu lado bom e ruim, e por isso é necessário saber utilizar essas coisas que deveriam facilitar e não complicar a nossa vida. E concordo, anônimos que comentam coisas ruins em blogs só estão fazendo mal para eles mesmos, ao odiar ou não gostar de alguém que não está nem aí para eles. Eles deveriam saber que não dá para beber o veneno e esperar que o outro morra.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo, o anonimato, e uma coisa boa e uma coisa ruim ao mesmo tempo e que usada do jeito errado pode fazer muito estrago.
    girlstyle11.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi mari, nem se incomode com os anonimos, comecei agora mas tenho minha cabeça tranquila quanto a isso msm o meu blog estando sem layout por enquanto, sempre vai ter alguem p/ criticar e vc nem precisa rebater <3
    adorei seu blog mari liiiinda, vou sempre passar aqui <3
    me visita tbm mari:
    gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, concordo com o que voce disse. Bom, segundo o meu pensamento, o anonimato reflete a insegurança que a pessoa tem em falar o que pensa, e na maioria das vezes, é só no intuito de atacar o outro, atingir... Pobres humanos. Parabéns pelo blog, beijo

    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    * Rumo aos 100 seguidores

    ResponderExcluir
  5. Acho que tudo depende nessa vida... assim como o anonimato... eu, particularmente, não gosto. Prefiro a sinceridade e honestidade sempre, se esconder por trás da incógnita não é muito legal por trazer uma imagem insegura ou até mesmo fraca.
    Beijos Mah
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. AMEI a frase "Para cada anônimo que não gosta de você, vão existir umas dez pessoas que te adoram de verdade.", falou pouco e disse tudo, eu não gosto muito do anonimato porque, como você mesma disse, "O anônimo não teria coragem de mostrar a cara", e pra mim pessoas que escrevem como anônimos são exatamente isso, pessoas que não tem coragem de expor sua opinião, de mostrar quem realmente são, eu penso assim, "sou desse jeito, e se não gosta, você não é obrigada a engolir, é só não ver meu blog e pronto" kkkkkk pode parecer meio radical, mas, ninguém paga as minhas contas e nem sabem dos meus problemas... no meu antigo blog eu tive MUITOS problemas com comentários anônimos, pessoas venenosas sabe? e sem vida ne? porque pessoas assim não devem ter uma vida interessante, já que se preocupam tanto em criticar a vida alheia kkkkkk eu acho o seu blog maravilhoso, e é por isso que sempre venho aqui, se não, eu nem comentaria por aqui, e anônimos que falam mal são invejosos ou pessoas que gostariam de ter um blog igual o seu ;) porque quando a crítica é verdadeira e a pessoa não gosta do seu post ou blog, ela mostra a cara kkkkk ameeei tudo, beijokas :)

    ResponderExcluir
  7. Nossa falou tudo tem gente que fala essas merdas por pura maldade so pra ver a repercussão do assunto, e outra a pessoa escreve em anonimo pq provavelmente ela tb está exposta a internet e provavelmente se colocar o nome alguem vai entrar no seu perfil e vai ver que ela não é tudo de bom, pq quando vc critica alguém ou é pq faz melhor ou é pq se sente inferior. Esses dias vi num blog de uma menina que ela tinha colocado que estava feliz pelos 100 seguidores em apenas uma semana q depois a meta dela era aumentar pra 500 e estava agradecendo daí tinha um comentário anonimo assim: quero ver ter 100 seguidoras que não são blogueiras (uma coisa assim) tipo querendo dizer q ela nunca ia ter seguidoras que não fossem blogueiras e q assim é fácil conseguir seguidores!!! achei o fim esse comentario, é muito legal ver q nos blogueiras nos ajudamos e q muitas blogs que conheci vendo blogs sigo e sempre olho e comento as postagens!!! adorei seu post vc escreve muito bem parabéns beijos

    http://cliquesdaany.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Falou tudo, hahahaa
    de vez em quando aparece uns anonimos no meu blog, mas real? nem ligo! hahahahaha
    A internet é um mundo muito grande, e querendo ou nao, os anonimos sao sempre descobertos um dia.

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  9. É dificil ver alguém que não tenha seu anonimato, eu mesma tenho um hahaha,mas nem uso mais, na verdade até esqueci a senha. O que eu odeio é aqueles que vão no seu blog só para falar mal, arrghh, me dar uma raiva.
    Mas como a Luana disse, a internet é um mundo muito grande, e querendo ou nao, os anonimos sao sempre descobertos um dia.


    BJS!!
    garotatalentosa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Concordo com o que você disse, tem gente que usa o anonimato só para xingar e falar o que quer, dessa forma é uma coisa ruim e desnecessária.
    Adorei o post!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  11. Acho que pelo fato do meu blog ser pequeno,não tive problemas com anônimos,pelo contrário,muitos passaram e fizeram comentários no mínimo agradáveis.Tudo depende do quão famoso o blog é.

    TIML ♡

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto! Acho que o anonimato deveria ser usado com moderação, não para agredir como as pessoas fazem, principalmente nos blogs. Muita gente tem medo de dar a opinião na internet. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amei o texto, amore!
    No meu blog, ainda não tiveram pessoas no anonimato, mas acho que as pessoas deveriam usa-lo não para fazer criticas agressivas como muitos fazem!
    Bjoos :3
    http://creativitymakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Poxa, gostei muito desse texto. O anonimato é uma coisa que vem "assustando" e causando muitos males a milhares de pessoas, como o Secret que foi citado no texto acima. Com certeza, pessoas que entram para falar mal do blog não valem a pena ser levadas em consideração, criticas construtivas fazem parte, destrutivas não. Bjs :*

    http://acucar-ou-adocante.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogAcucarOuAdocante

    ResponderExcluir
  15. Awn que amor de post, você falou toda a verdade na ultima frase! Anonimos sempre são problema, mas ainda bem que nunca me incomodaram ^^

    Um beijo grandããão!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  16. Sim sim, tem uns anonimos que só aparecem mesmo para xingar e falar mal... Nem damos bola, se fosse uma pessoa TÃO BOA ASSIM, não estaria em anonimo ^^ E alias, tudo o que eles tem são inveja! Porque anonimo não poe critica construtiva mas sim XINGANDO e isso pra mim é inveja haha.
    Beijooos, Lili *3*
    Clique e vá ao Princesa Teen
    Clique e assista um vídeo sobre facebook, inveja de banana e mais haha ♥

    ResponderExcluir
  17. A pessoa que precisa se vestir deste anonimato para falar é uma sem caráter, ainda que eu ache uma coisa um lixo tenho a livre escolha de clicar no x , então se eu não tenho algo bom a dizer eu me calo simples para que empurrar minha insignificante opinião aos outros que nem vão achar relevante .... bom mais ou menos por aí é o que penso ,boa semana pra você ,
    se gosta de melissa tem um post bem legal esta semana beijoss
    www.keiladesabafo.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse post! Realmente muitas pessoas gostam do modo anônimo para simplesmente poder desabafar suas frustrações, é assim que vejo.

    Quem tem coragem o bastante, fala de frente, "na cara", de um modo limpo, sincero mas com palavras que informem e não machuquem. Aí está toda diferença.

    abraços

    https://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. acho uma pena que essa galera ache que liberdade de expressão legitima todos os discursos de ódio e preconceito que elas proferem pela internet. Mas olha, é muito melhor está no papel de quem sofre isso do de que quem faz, viu? :D
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  20. Esse modo de anonimato maldoso, eu fico muito triste, pessoas espalhando odio, amei seu texto
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu acho tão ridículas essas pessoas que falam em anônimo só pra não serem ameaçadas, é tão mais fácil você dizer logo o que quer, né?
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
  22. Eu não costumo usar o anonimato, gosto de mostrar a carinha mesmo kk Não lembro qual foi a última vez que usei, mas creio que faça muito tempo e provavelmente foi no ask.fm pra perguntar algo pra alguém que por algum motivo eu não queria que a pessoa soubesse que fosse eu; Agora, isso de se declarar anonimante, nunca fiz e não entendo como alguém possa fazer kk O guri não vai saber quem é, que diferença faz? E quando souber, vai ver a guria como uma covarde; Eu mesmo, na época que usava formspring (era tipo ask, hoje em dia ninguém usa mais) achava bobo quando faziam isso; Gosto de pessoas que chegam e falam, na cara, de preferencia pessoalmente, olho no olho. O anonimato até é bom pra algumas coisas, mas é terrível para outras, principalmente por causa dessa questão das pessoas que andam por ai de blog em blog soltando veneno; Não que seja ruim pra blogueira, sinceramente eu até gosto quando recebo alguma critica, as vezes pode ser produtiva, por isso libero comentários anônimos lá no blog; Mas pra pessoa que comenta, soltando veneno, o anonimato é terrível, a pessoa acha que ta nos machucando, mas na verdade ta se auto machucando, ta enchendo o coraçãozinho de ódio desnecessário, eu nem me estresso com esse tipo de gente, a criatura comenta "seu blog é um lixo" e eu respondo "lixos são muito úteis, sem eles não teríamos onde jogar nossas sujeirinhas, tipo seu veneno; muito obrigada por sua opinião" kk Adorei o post, ficou ótimo!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  24. Eu aceitava comentários anônimos porque queria saber opiniões sinceras das pessoas, mas passei a receber vários spams internacionais e bloqueei a opção.

    www.rockcomluxo.com
    MEU CANAL NO YOUTUBE: www.youtube.com/natypottersena

    ResponderExcluir
  25. Eu deixo sempre aberta todas as opções, acho que todos devem ter direito de dizer o que querem, e o que pensam de verdade sem ter que mostrar a cara. O problema é quando isso vem junto de desrespeito.

    Beijos,
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
  26. Acho que temos que saber usar o anonimato para o bem, ao invés de sair por ai espalhando o mal. Adorei o seu texto. Beijãoo
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Infelizmente o anonimato é uma faca que corta dos dois lados.
    E muita gente não sabe se portar diante dessa "oportunidade", por que sim, tem o lado bom, mas o ser humano quase sempre estraga qualquer possibilidade de construir algo, e acaba destruindo muito mais coisas do que imagina.
    E cá pra nós, é muita falta de personalidade ter que usar do anonimato para fazer uma crítica. Quando uma pessoa usa dessa ferramenta para criticar ou falar mal de algo é pq tem algum problema. Qualquer um que se preze sabe fazer uma critica construtiva, e que vai ajudar o próximo...
    A internet é bem complicada nos dias de hoje, hehe

    beijos!

    ResponderExcluir
  28. Eu só posto merda no Secret HU3HU3HU3HU3 BRBRBR Mas falar mal de alguém é pura sacanagem cara ¬¬ Falar por exemplo: meu namo me traiu, é uma coisa agora: meu namo Fulano de Tal (link do fb dele) me traiu, é uma covardia pqp Sé o nome do app é Secret é por que tem que ser segredo quem ele é dãã. Vou mendigar ok? Se você vir um post dizendo> Barney é um dinossauro gordo e demente, quando solta peido a banheira fica quente. Curte que sou eu -huehuehue. Beijão
    Zombie Vegetarianos

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente o anonimato que poderia ser usado para algo bom, está sendo usado na maioria das vezes para algo ruim. Minha opinião sobre essas pessoas que usam o anonimato para xingar e humilhar os outros, é que elas além de não ter o que fazer, não tem criatividade para fazer algo melhor. Vejo direto em grupos de blogueiras pessoas postando print desses anônimos que vão nos blogues alheios para chama-los de lixo e felizmente vejo que nós blogueiras estamos sabendo lidar muito melhor com isso.

    Tenha Uma Ótima Semana!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  30. No começo do meu blog recebi alguns comentários, um pouco maldosos, saber o que eu fazia apagava tudo. Acho que não devemos dar importância para comentários maldoso de anônimos, eles querem ver o circo pegava fogo. Eu já fiz perguntas em anônimo pra muitas pessoas, mas nada que pudesse denegrir a imagem da pessoa. Acho que todos somos curiosos em querer saber de algo, mas as fez preferimos o anonimato hahaha. Muito bom o texto, eu penso quando você quer falar mal de alguém, que chegue nessa pessoa e fale o que te incomodar. Mas vivemos em uma sociedade egoísta que prefere denegri imagem de outra pessoa.. Beijos
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog, coloque o link!