Sobre o fim do ensino médio e terminar uma etapa da vida

16:24

Ainda lembro do meu primeiro dia de aula. É tudo meio vago na minha cabeça, mas lembro de ter mandado minha mãe ir embora logo, dizendo que já sabia me virar sozinha. Como se uma pirralha de 5 anos soubesse. Mas eu sabia, estava mais empolgada em fazer amigos do que ver se minha mãe ainda estava me observando. Depois, só consigo recordar flashes da minha vida no ensino fundamental, das brincadeiras de esconde-esconde que sempre davam em confusão, dos amigos secretos que nem sempre significavam bons presentes, das zoeiras durante o intervalo e até mesmo durante as aulas. A gente fala tão mal da fase escolar, mas esquece das coisas boas.
clique em Ler Mais pra ver o post todo

A 8ª série já me deu um gostinho do que é despedida. Foi meu último ano na escola que estudei desde a infância e foi triste me despedir de amigos que me acompanhavam há tanto tempo. Lembro que chorei como nunca tinha chorado na frente de tanta gente no último dia de aula. No ano seguinte, entrei numa nova escola. Foi nela que passei todo meu ensino médio. Ela era mais diferente, com mais alunos, com provas mais difíceis. Eu tinha poucos amigos, mas me dava bem com todo mundo. Estava mais tímida por estar num ambiente novo, mas me adaptei porque estava ali para estudar muito e foi o que fiz.
O ensino médio passou tão rápido. Ou pensei que passou rápido porque passei os anos todos anos em cima dos livros. Foi bem diferente do que eu via naqueles filmes de adolescentes norte-americanos. Quando eu estava no primeiro ano, quando pensava em acabar a escola para sempre, só conseguia me imaginar assim...
E estou realmente assim, em parte. Feliz por ter me livrado de um monte de matérias que eu odeio e (desculpem, professores) que não vão servir pra minha vida mesmo. Feliz por finalmente me dedicar apenas ao que eu quero. Feliz por ter uma folga. Feliz por ter mais tempo no computador, na televisão e no whatsapp . Feliz por ter boas lembranças de tudo que já passou.
Acho que o triste de já ter terminado essa etapa tão importante e marcante é que agora vem coisa mais complicada. Tentar tirar nota boa em química ou física para não ficar de recuperação nem chega aos pés de encarar o desafio de mudar de cidade, de trabalhar. Acordar cedo para ir pra aula é o de menos, tentar segurar a fome até a hora do intervalo é o de menos, chegar em casa e só querer ver a minha cama é o de menos.
É por isso que vou terminar o texto do jeito mais clichê de todos: estar na escola é uma fase que vai trazer muitas lembranças, que vão nos proporcionar experiências que serão importantes no futuro. Todo mundo me dizia isso, mas só pude confirmar anos depois, quando finalmente terminei e pude pensar sobre o assunto. Claro que eu me arrependo de não ter feito um monte de coisa, mas também me sinto orgulhosa por ter sido quem eu sempre fui, por nunca ter desistido. Que isso sirva pra você aí que ainda está na escola, pra você que já quis desistir de estudar, pra você que quer terminar os estudos e pra você que já terminou.
Eu sei que o texto saiu meio pessoal demais, mas é impossível querer privacidade e ter um blog ao mesmo tempo (como diria a Amanda Montt, uma blogueira que adoro). Espero que tenha gostado. Me conte sua opinião nos comentários!
Curta a página do blog no Facebook aqui.

You Might Also Like

13 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Ano que vem vou entrar na oitava série, tenho muita saudade da terceira e quarta série, da escola que eu estudava, dos recreios (naquela época a gente podia chamar assim), de demorar cinco minutos (a pé) para chegar na escola... Eu imagino como deve ser acabar o Ensino Médio, um passo e tanto da vida de uma pessoa. Até eu chegar lá (nem vai demorar tanto assim), espero curtir bastante, zoar com meus amigos e me divertir!
    Adorei o texto e o post!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  2. Oi lindona!!!
    Conhecendo o blog, muito sucesso!!!

    beijos,
    Isabella | http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, infelizmente é assim mesmo. A cada etapa nova a gente vai sentindo mais saudade do que já passou! O texto ficou pessoal mas acredito que a maioria se identificou. Mas fica tranquila que a vida com certeza não termina no ensino médio hahaha você ainda vai descobrir muita coisa boa pela frente!

    Beijos <3

    http://www.meuclosetenarnia.com/

    ResponderExcluir
  4. Me senti mais ou menos assim quando terminei o Ensino Médio um ano atrás, receosa do que estava por vir, mas feliz por ter terminado aquela etapa (e um pouco aliviada também, realmente ninguém merece ficar estudando matérias que nunca vai usar na vida). Enfim, tudo isso faz parte da vida, todo mundo já passou ou passa pela vida escolar e um dia tudo acaba, realmente, o que sobra são as lembranças, sejam elas boas ou não.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto, você escreve tão bem que me fez relembrar do meu tempo de colégio, isso porque já vou começar minha 2° faculdade no ano que vem, sinto muita falta da escola, onde pensávamos que tudo era tão difícil mas na verdade tudo é tão simples, quando a gente se vê na vida adulta todos os "problemas" que tínhamos no colégio nos mata de saudades... Beijokas! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi! Verdade, sempre queremos terminar a escola logo mas que dá saudade, dá. Além disso, confesso que tenho um pouco de medo de ir pro mundo "real" quando sair da escola hahaha
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Participe do sorteio no blog (aqui)!

    ResponderExcluir
  7. Essas fases da vida são bem importantes, parece que foi ontem que eu entrei no meu curso de psicologia e já terminei, é tão bom e tão estranho!

    SORTEIO DE UMA MÁSCARA DA LOLA COSMETICS: www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu texto, e realmente, esses anos que se passaram foram realmente muito bons e ficarão na nossa memória pra sempre. Mari, vc disse no seu perfil que escreve livros, que tal compartilhar alguns em seu blog, eu com certeza acompanharia ^^

    Bjs.
    http://psicologia-inreversa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ainda nós faltam 4 anos para terminar a escola e não chegamos no ensino médio ainda, mas pelo o que dizem a escola deixa saudades, mas não as matérias e etc, Mas os amigos e as companhias.

    Beiju, e boa sorte nessa nova etapa <3

    Blog: http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com/
    Canal No Youtube: https://www.youtube.com/user/alemdapenteadeira/

    ResponderExcluir
  10. ai, eu sinto isso em relação a faculdade. Tenho um aperto gigante no peito sabendo que ainda faltam tres anos e meio pra acabar! Não quero que passe, porque essa fase é super irada.
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  11. Quando terminei o ensino medio me senti bem deslocada, e até hoje sinto sdds das pessoas. http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ameii o post, amore!
    Ano que vem vou para o nono ano/ oitava série. E depois já começa o ensino médio! Confesso que estou ansiosa para que termine logo hahaha ^^
    Mas por outro lado, sei que vou sentir saudades de algumas coisas!
    Bjoos :3
    http://creativitymakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Joguei no google textos sobre fim de ensino médio e achei esse seu. Estamos no mesmo barco. Você falou tudo que eu sinto. Terminar o ensino médio é ter sua vida como uma folha em branco. Dizem que é agora que a vida começa. Dá um frio na barriga, uma ansiedade. É tão difícil se imaginar sem uniforme no dia em que geralmente as aulas voltam, né? Bem, o que nos resta, agora, são as lembranças desses tempos que jamais voltarão.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog, coloque o link!

Canal do blog

Participe da enquete

Inscreva-se no canal