Você vai desistir do seu blog?

12:17

Calma, eu não vou fechar o blog. É que eu recebi um email de uma blogueira ontem e ela me contava que tinha perdido totalmente o interesse de postar no blog dela. Tive vontade de falar sobre essa situação tão polêmica, tão comum na vida de uma blogueira, para tentar ajudar mais gente. Estou na blogosfera desde 2009 e acompanhei a evolução dos blogs, vi blogs novos nascendo e principalmente: muitos blogs sendo abandonados. Algumas blogueiras antigas acabaram criando blogs novos, outras fizeram grandes mudanças de conteúdo e aparência. Mas a quantidade de blogs apagados, fechados ou entregues às moscas é enorme. Isso é um pouco triste. O que leva uma blogueira a deixar seu blog pra lá? Os motivos são diversos, eu poderia passar o dia enumerando aqui pra vocês, mas vamos aos mais comuns: falta de tempo, de inspirações, de visitas, desinteresse e desmotivação. (clique em Ler Mais pra ver o post todo)
Se você anda pensando em abandonar seu blog por algum desses perrengues, pense um pouco melhor. Se não tem tempo para fazer posts novos, tente se programar e fazer no seu tempo livre, Faça posts mais curtos e avise seus leitores, tenho certeza que vão te entender. Se não tem inspiração, tente buscá-la. Já dei um monte de dicas de como obter ideias legais aqui, aqui e aqui. Se não tem leitores, visite mais blogs. Comente por lá, deixe sua marca, faça amigos na blogosfera. Aqui é muito mais fácil de se enturmar, acredite! Se acha que seu blog não condiz com sua idade, tente mudar o layout e o conteúdo para combinar com sua faixa etária! Quem disse que existe idade para ser blogueira? Se você acha que seu blog é um grande nada a ver na sua vida, que não faz mais sentido sentar na frente do computador para escrever algo para outras pessoas, tente refletir e ver se realmente ele não vai fazer muita falta caso você deixe ele pra lá. Não fique triste se seu blog ainda não é como aqueles blogs famosos, é muito difícil chegar a esse patamar. Você precisa ser humilde, postar coisas que tenham a ver com você, ser legal com os outros, ter paciência e pegar um pouco mais leve consigo mesma. Reencontre o que te motiva e encare seu blog como uma diversão. Quando tudo começa a virar uma obrigação, fica chato né?

Desculpem o tamanho do post, é apenas uma reflexão mesmo. Eu estava sem ideias hoje, mas quis falar desse assunto com vocês. O que acharam? Me conta nos comentários.
Nossa pesquisa com os leitores ainda está no ar! Se ainda não respondeu, responda clicando AQUI, é rapidinho e em total anonimato!

You Might Also Like

30 comentários

  1. Sempre rola essa vontade de chutar o balde e deixar tudo pra lá, principalmente no início do blog. As vezes a gente fica triste quando faz um super post e ninguém dá muita bola pra ele, não gera muitas visualizações ou comentários, mas o segredo é ter paciência. Ótimo post, beijos :*

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ameeei o post! falta de inspiração é o piooor!
    Beijoos:*

    poetasdamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Eu nunca pensei em desistir do blog e espero continua assim. Sou muito feliz com meu cantinho virtual e não abandonaria por nada!
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
  4. Então, passando aqui um mês depois para retribuir comentário, e acho que esse post ilustra bem o que eu sou no mundo blogueiro. Eu tenho blog desde muito pequena, criança mesmo, e ele era trancado para servir como diário, e eu lembro que eu usava gifs dos ursinhos carinhosos (ow, nostalgia). Mas enfim, em torno dos meus 9 anos eu comecei a blogar em blog público e como você vi blogs irem e virem, eu na verdade tenho problemas extremos para manter meu blog desde sempre, acontece que mesmo que eu passe um ou dois anos sem postar no blog eu não o excluo porque faço ele para mim e não para os outros, eu não faço ele para ficar famosa ou ganhar dinheiro, eu faço ele para guardar minhas memórias numa rede que não possa ser destruída por uma catástrofe natural e talvez nem pelo o apocalipse. Eu acho que querer agradar aos leitores é bom, mas fazer algo só para os outros não vale a pena, aliás acho que o perder a vontade faz parte exatamente dessa questão de não ter estimulo pessoal para algo. E como você disse, não da pra olhar para isso como uma obrigação porque fica massante.
    Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que você não vai exclui seu blog... Realmente é um otimo texto de incentivo... Já desisti de vários outros blogs que eu ja tive, mas hoje eu já tenho o meu, e acho que vou conserva-lo e dar para os meus netos, depois bisnetos sabe? Sério mesmo >< Tem gente que faz blog só para desabafar ou ganhar fama. Se a pessoa tem esse objetivo, tudo bem eu respeito tanto um quando ao outro. Mas pessoa deve botar na cabeça que blog também é um compromisso sério, e não só divertimento.
    Kissus da Isa
    By || Doce bunny ||

    ResponderExcluir
  6. Concordo mesmo. Boa reflexao, eu nem sempre teho o mesmo tempo, nem a mesma inspiraçao. Mas nunca tive ideia de deixar a blogosfera. E de dizer que há um ano estive meses sem postear, mas tambem foi um tempo muito difizil pra mim, e tambem nao conseguia fazer outras coisas.
    O ter muita gente a seguir nao é muito importante (ainda que todos gostemos) mas o que está a importar sao as pessoas (ainda que sejam poucas) que gostam de ficar um minutinho no nosso blog e escrever.

    A o longo do tempo... desde quando comencei o meu blog, trocou muito, mas eu sempre digo, o meu blog é uma imagem minha, como um espejo. Mostro-me no blog como sou, e nem sempre fico igual. Entao tambem é normal que o meu blog tambem nao.


    Muitos beijos linda

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post. Por mais que pareça, manter um blog não é tão simples.. Mas é fundamental encontrar a motivação para que ele seja único.

    bjs Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Já abandonei diversos blogs que criei e hoje vi que não valia a pena ter feito o que fiz. Pretendo agora em 2015 trabalhar duro com um novo que tenha a ver comigo e conseguir leitores que se identifiquem, é difícil, eu imagino mas espero poder seguir o meu sonho, aliás, os meus blogs sempre me deixavam mais feliz, uma sensação de alívio quando eu postava, como se eu tivesse esperanças de achar pessoas como eu, mesmo nunca achando. Sem falar que escrever é a minha paixão!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Esse tema é delicado mesmo, pois vai de cada um. Tenho meu blog desde 2011 e ele sempre passou por mudanças: no começo, era um blog voltado para música, depois me interessei mais por tutoriais e coisas para blogs, depois edições e agora tenho o conteúdo variado, mas principalmente sobre livros. Eu sempre vou mudando, então o blog acaba mudando de acordo com meus interesses haha
    Eu confesso que ando meio desanimada com o blog porque ando muito ocupada com estudos e, quando tenho tempo livre, fico com preguiça de ficar no computador. Mas sempre dou um jeitinho, gosto muito do meu cantinho e não penso em abandonar.
    Gostei muito do seu post e dos seus conselhos. Com certeza, devemos procurar nos motivar. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi lindona!
    Passei por essa crise no final desse ano, é tão difícil né tem que se doar muito gastar dinheiro que não tem e esperar um retorno que parece nunca aparecer!

    Mas é assim mesmo, paciência e fé é o que temos pra todos os dias!

    beijos!

    Isabella | http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
  12. Tem dia que fico desanimada, mas não me imagino abandonando o meu blog, o que eu procuro fazer e me distrair com coisas bobas como séries, revistas teen ou até mesmo fechando os olhos e abstraindo a minha mente, isso me ajuda e me inspira.
    Eu sei que muitas pessoas passam por essa fase de desistir, mas eu tenho certeza que esse post vai ajuda-las de verdade, além dos outros 3 posts com dicas, é realmente uma forma de ajudar, porque querendo ou não vivemos como numa irmandade e é lindo ajudarmos umas as outras *--*

    Beijos,
    Radioativa Fluffy

    ResponderExcluir
  13. Acho que nunca pensei em abandonar o blog, sei que isso não vai acontecer. Porque apesar de eu ter épocas em que estou sem criatividade ou ocupada demais para postar já está em mim olhar para algo e pensar ''Isso daria um post legal para o blog'' me imagino uma velhinha falando sobre tricô e receitinhas, hahah :))

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  14. Acredito que o blog seja como qualquer outra profissão, você precisa se identificar para poder se dedicar, se não, não rola! Você começa de baixo, ganhando pouco (ou nada), se dedicando, fazendo as pessoas gostarem de seu trabalho, mas se vc fizer muito e não subir de cargo, ñ curtir o trampo, ñ se identificar, você muda de emprego.
    A única diferença é que em um emprego vc já começa ganhando dinheiro, no blog não.
    Precisa gostar realmente do que faz, independente se é medicina, engenharia ou blog, pois se não o esforço todo de estudar e se dedicar será em vão!
    Desistir do blog por algum perrengue é o mesmo que largar o emprego por ter levado um feedback ruim. Ou você muda para melhor, ou vai ficar para trás sempre!

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
  15. Acabei de entrar, de verdade agora, nessa área. Criei meu blog pois sinto que isso é algo que me inspira. Espero mesmo continuar com essa ideia por muito tempo ainda hahaha,
    E seguindo sua dica, deixarei aqui minha marca para quem quiser começar a acompanhar um novo blog... (obs: postarei diariamente)
    Beijos e amei o post!!

    juliasrose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nossa eu adorei esse post, era mesmo o que eu estava precisando ler você acredita? Esses dias andei pensando em dar um tempo sem postar no blog por falta de autoestima mais depois pensei bem e vi que eu estava errada pois eu amo ser blogueira e não devo desistir nunca. Amei sua reflexão flor!! Beijos <3

    http://arlenyramalho.blogspot.com
    IG: @arleny_ramalho

    ResponderExcluir
  17. Ai eu também já vi muito blog desistindo ou parando por um tempo, eu amo muito meu blog para desistir. Já parei por um tempo pois fazia TCC e o meu tempo sumiu ahah Mas não largo jamais!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  18. Apesar de eu amar muito meu blog, já desisti, voltei, desisti e voltei, mas nunca fechei por completo apenas parava de postar, acho que faz parte ter recaída e apesar de acharem que blog é uma brincadeira, ele toma bastante tempo e responsabilidade e nem todo mundo foi feito pra ser blogueira, todo mundo PODE, mas nem todos conseguem conciliar a vida virtual com a do cotidiano nas ruas
    Muitos blog que eu seguia já fecharam e isso é triste mas acontece

    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sei exatamente o que se sentir assim, sempre tenho essa vontade. Principalmente quando preparo algo para quem frequenta o blog e nada acontece, é realmente chato. Mas dai eu me lembro de é lá em meu simples cantinho que me sinto a vontade comigo mesma, então deixo pra lá. >-<

    http://canseideserquase.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Concordo com a sua última frase, se vira obrigação, fica chato, o blog, para a maioria dos que sei que blogam, provavelmente é um tipo de hobbie, é pequeno o número de pessoas que tem isso como profissão. Assim, penso que todo hobbie tem que ser divertido, se não, não compensa mantê-lo. Penso que às vezes essa vontade de querer abandonar não tem um só motivo, é um conjunto de fatores, por exemplo, alguém que antes tinha muito tempo livre, passa a ter quase nenhum porque a rotina aperta e as responsabilidades aumentam, consequentemente, não tem mais tempo para postar tanto, assim o número de leitores, e comentário diminui consideravelmente, e isso causa mais desmotivação ainda. Óbvio que isso é só um exemplo, mas acredito que a desistência de qualquer atividade da qual antes gostávamos é resultado de um efeito dominó, muitas vezes.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. OI Marília entendo muito a falta de motivação para postar, as vezes é tanta coisa acontecendo na nossa vida que falta tempo mesmo pra bolar post, em certos momentos temos que priorizar outras coisas, né? eu mesmo posto bem pouco, mas não deixo o blog pra lá. Adoro demais meu blog, é o momento que eu tenho pra extravasar um pouco. Enfim, adorei o post! bjs

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
  22. As vezes quando uma nova fase se inicia na nossa vida, temos a necessidade de deixar algumas coisas para trás e talvez seja por isso.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  23. eu estava passando uma fase com certa inclinação pra abandonar o blog, mas eu gosto tanto disso, dessa interação, de tanta gente legal que passa por lá e que eu conheci através dele que fico com dózinha de abandonar. Por enquanto, vou fazendo o que dá, postando quando tenho tempo, respondendo comentários e retribuindo visitas quando posso e vamos que vamos hahah
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  24. Já fechei um blog e me arrependi, depois de uns meses criei outro mais organizado e com conteúdo melhor. Ele tava meio de lado ano passado mas esse ano quero postar mais e fazer ele crescer!

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Sei como é isso, as vezes a gente não tem inspiração, dá vontade de jogar tudo pro alto e deixar o blog pra lá. Mas uma coisa que eu aprendi é que se agente tem um sonho , a gente deve lutar por ele e não desistir por qualquer obstáculo.
    Enfim, adorei o post, bastante inspirador como muitos outro que vejo por aqui.

    Bjs :*
    http://acucar-ou-adocante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Esses dias andei pensando em desistir do meu blog e do meu canal no youtube. Eu também comecei em 2009 e talvez você lembre da época do I Simply. Eu sou um exemplo de blogueiras que mudaram totalmente o estilo do blog, o assunto e o nome. Mas hoje em dia, por conta da faculdade, não tenho mais o tempo de antes. E pra falar a verdade, nem saco. Mas eu nas poucas vezes em que falo dos livros que eu leio, eu simplesmente me sinto bem. Vou continuando e vamos ver no que dá.
    Beijooos
    Blog
    YouTube 
    Facebook 

    ResponderExcluir
  27. Eu tinha desistido do meu blog, estava sem postar a quase 1 mes mas... hoje resolvi voltar, é gostoso postar e acho que isso de desistir é por que a pessoa nao nasceu pra fazer isso mas nao consigo ficar longe de blog! BLGOGAR É VIDA!
    Amei o post

    http://relaxagirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu comecei no mundo dos blogs á pouco tempo, mas já acompanho outros blogs faz tempo... Achei muito bom seu texto, deu um incentivo aqui!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Realmente é muito triste quando você vê um blog que estava indo bem, um blog legal, e ainda mais que você gosta, segue .. ser abandonado. Bjin
    www.ideiasdamadrugada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog, coloque o link!

Canal do blog

Participe da enquete

Inscreva-se no canal