Coisas que o feminismo já fez/faz por você

11:21

Se você costuma ler comentários de publicações de redes sociais (principalmente o Facebook) você pode encontrar um monte de baboseira. Nas páginas sobre feminismo ou em páginas de notícias relacionadas ao feminismo, há muitas pessoas questionando por que o feminismo é importante e o que ele já fez pelas mulheres. Algumas mulheres às vezes fecham os olhos para as coisas importantes que o movimento já conseguiu fazer (e faz) por todas nós. Mulheres do passado lutaram e enfrentaram muitos desafios para que as mulheres das gerações futuras pudessem ter mais direitos, voz e aceitação. Isso deve ser reconhecido. Então, aqui vai um post com algumas coisas que o feminismo fez e faz para as mulheres.

Te ensinou que você é dona do seu corpo
Você quem toma as decisões sobre seu corpo. Tem muita gente que quer mandar no corpo das mulheres, mas não se esqueça: o corpo é seu e as escolhas são suas.

Te ensinou a repudiar comentários machistas
Aquelas piadas com machismo disfarçado ou aqueles comentários sexistas se tornaram mais fáceis de serem detectados e abominados. E você pode reclamar disso, corrigir aquele cara que falou alguma merda. Não é mimimi. O machismo começa com algo leve e se torna algo grande, então melhor tentar cortar o mal pela raiz agora.

Te ensinou a não culpar mulheres por um estupro, um assédio
Não tem a ver com a roupa que elas usavam. De short curto ou de burca: o assédio acontece de qualquer jeito. Olhem essas fotos!

Te ensinou que você pode ser quem quiser
Você pode sonhar em casar e ter filhos, mas também pode sonhar em ter um cargo alto na empresa. Ou pode querer os dois, tudo bem. O feminismo não quer te limitar, ele quer que você possa escolher.

Te ajudou a ter acesso a direitos básicos, mas muito importantes
- No Brasil, o direito ao voto feminino foi autorizado por um decreto de 1932.
- Até os anos 60 por lei, as mulheres ainda precisavam da permissão do marido para trabalhar fora. E o assédio sexual no trabalho passou a ser crime em 2001.
- No 1º Código Civil Brasileiro, o marido podia "devolver" a mulher se suspeitasse que ela não era mais virgem. A lei só mudou em 2001.
- A Lei Maria da Penha (aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente a uma mulher ou à esposa) foi criada em 2006. A Lei dá suporte e incentiva mulheres a denunciarem. 
- A Lei do Feminicídio, sancionada por Dilma Rousseff em 2015, colocou a morte de mulheres no rol de crimes hediondos e diminuiu a tolerância nesses casos.
E tem muito mais, gente! Basta pesquisar que você vai ver quanta coisa conquistada e quanta coisa ainda tem a conquistar!

Gostou? Me conta sua opinião nos comentários!
Gosta do blog? Siga no Twitter (@mahpessoaa), no Instagram (@mahpessoaa), o Instagram do blog (@blogtrashrock), curta a fanpage do Facebook aqui e se inscreva no canal do Youtube aqui

You Might Also Like

9 comentários

  1. Olá,
    É verdade que o feminismo ajuda nós mulheres em muitas coisas, mas existem várias que fecham os olhos para a situação.
    Eu quero ter uma família, mas também quero um bom emprego, temos que aprender a lutar por nossos direitos.
    Amei o post.
    Beijos!
    sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente as pessoas inventam um monte de baboseira sobre o feminismo, fazendo com que as mulheres tem aversão. Uma palesta de uma autora nigeriana é ótima para reflexão, já viu? recomendo. Todas nós deveriamos ser feminstas - Chimamanda. Vê que é babado.

    https://blogincensurado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que post incrível Marília!
    Fiquei horrorizada com essa foto do "Te ensinou a não culpar mulheres por um estupro, um assédio" as pessoas precisam entender que JAMAIS a mulher tem culpa!
    Essa lei do Feminicídio também foi uma grande conquista, depois dizem que a Dilma Rousseff uma mulher, não fez nada. Enfim...
    Parabéns pelo post :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. confesso que tem muita coisa ai, que sempre fiz e faço! como comentários machistas, que pra mim é falta do que fazer.. ser dona do seu corpo e tal.. mas no final isso ajudou todas as mulheres. mas uma coisa eu acho não é a roupa que faz uma mulher e sim as atitudes que ela tem...

    beijos

    https://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Adorei essa postagem, é muito bom lembrar que já conquistamos muitas coisas...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Estamos cada dia melhor, conquistando nosso espaço. Acredito que isso vai melhorar cada vez mais :)
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  7. Vou pegar esse post e esfregar na cara de alguns, porque né HAHAHAHA
    Estava com saudades do seu blog ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marilia! =)
    Eu amei esse post, tá nos favoritos. Vontade de compartilhar pra todo mundo que fala besteira sobre o Feminismo e não entende absolutamente nada. Claro que eu não entendo tudo, mas que o Feminismo ajuda muitas e muitas mulheres, isso é fato.
    Who run the world? Girls! <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir


  9. Bom dia

    Meu nome é Fernanda Alves, eu falo em nome da Lionshome. Estou entrando em contato com você, pois estamos analisando blogs em todo o Brasil para fazerem parte de nossa Rede de Blogs e o seu blog foi selecionado.

    Nós gostamos bastante do conteúdo da sua página. Temos certeza que nossos usuários vão gostar e se informar melhor.

    Só explicando um pouco melhor sobre a LionsHome, nós somos uma Startup localizada em Berlim que durante seus dois anos de vida vem crescendo rapidamente. Recentemente lançamos nosso Website no Brasil e estamos buscando Blogs com conteúdos interessantes e interativos para fazer parte da Rede LionsHome de Blogs.

    Com a nossa rede de blogs você tem a oportunidade de adicionar uma pequena descrição sobre os seus posts ao nosso website através do RSS-feed, atraindo assim mais visitantes e leitores para o seu blog (quando os usuários clicarem em seu post são redirecionados para o seu blog). Caso você tenha interesse, essa participação é completamente gratuita, já que estamos entrando agora no mercado brasileiro. A única coisa que pedimos em troca aos blogs da rede Lionshome é adicionar uma pequena logo nossa em sua página inicial assim que você se registrar.

    O link para se inscrever é o seguinte:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/signup/

    Se você quiser saber como funciona melhor nossa rede de blogs, pode visitar nosso website:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/all/ (Brasil)

    Espero que tenha gostado!

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

    Fico no aguardo.

    Abraço.



    --
    Fernanda Costa
    Marketing & Community Manager Brazil

    +49 30 120 534 090
    www.lionshome.com.br

    LionsHome GmbH
    Sophienstr. 16
    10178 Berlin

    Register: Amtsgericht Charlottenburg - HRB 163781 B
    Sitz der Gesellschaft: Berlin
    Geschäftsführer: Michael Röcker
    Steuernummer: 37/441/22079
    USt.-ID: DE299199773

    --
    Fernanda Costa

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog, coloque o link!

Canal do blog

Participe da enquete

Inscreva-se no canal